Conquistas #12: Mirhadrael: A arte esquecida de questing: uma tentativa de ressuscitar o antigo espírito de rpg em Amera (Solidera)


Não é incomum ver em torno de fóruns da Tibia e sites de conteúdo tibiano que o rpg na Tibia está morto. Até o próprio Cipsoft fez uma piada sobre colocar uma sepultura no cemitério do Mount Sternum. Embora eu concorde com esta afirmação em parte, devemos considerar que sim, o jogo mudou muito, mas a comunidade também. A maioria dos jogadores de hoje não quer gastar o esforço em horas de linhas de busca e puzzles para uma pequena recompensa. A realização da tarefa já não é suficiente. No entanto, ainda temos algumas almas tibianas antigas à volta que valorizam o espírito rpg e se envolvem em qualquer tipo de atividade apenas para desfrutar de um vislumbre da sua antiga glória.

Sempre fui um entusiasta do rpg, e dediquei a maior parte do meu tempo online a valorizá-lo. Mas o tempo passou, e nós, os velhos rpgers, somos menos. Na tentativa de encontrar e recrutar estas almas perdidas, criei um projeto: escreveria e executaria uma busca pela comunidade de Amera (hoje Solidera) e acenderia a velha chama em chamas mais uma vez! 

Foi em 2017 que comecei a desenhar o projeto. Precisava de um tema, algo que todos soubessem, mas que ainda pudesse ter algum interesse e possíveis mistérios. Algo talvez esquecido, mas ainda assim facilmente acessível e visto por jogadores de todos os níveis. Então me veio a ideia de Goblins! Seria perfeito. Agora, eu precisaria de um lugar para construir a busca ao redor, e Femor Hills era o local perfeito. A minha primeira tarefa era adquirir a Lost Cavern, uma mina abandonada debaixo de Femor Hills que me serviria de quartel-general para estruturar a missão. Todos nós já estivemos nessa posição... querendo uma casa tão má e ter que lutar uma guerra de ofertas para ganhá-la. Uma semana tensa e muitas ofertas de última hora depois, fui bem sucedido no meu primeiro passo. Os Duendes de Femor Hills seriam finalmente parte de algo interessante.

Caverna Perdida - Vagão de entrada.jpg


A ideia da missão era simples: deveria haver uma história de fundo por trás dos duendes e de Femor Hills e dicas para despertar a curiosidade do jogador e instiga-los a ir atrás de mais informações. Por razões pessoais, não revelarei o conteúdo completo aqui. Mas em 2017, o mecanismo de reset do chão era diferente. Toda a área em frente à Lost Cavern não reiniciaria, mesmo depois de server save. Então decidi construir algo para chamar a atenção dos jogadores que passavam pela Narrow Passage, perto de Kazordoon: um santuário. Segurava uma espada partida com um pergaminho a explicar do que se tratava. Abrigaria os fragmentos de The Foolmaker, a lâmina de duende desagradável usada por Mizmexx, o tirano goblin, que foi derrotado em batalha pelos Antigos Goblin Clans e Mirhadrael (eu próprio). É assim que o enredo seria revelado, dando dicas para os jogadores procurarem o meu personagem para obter mais informações. 

Entrada da Caverna Perdida 3.jpg

Isto aconteceu no final de 2017. Pela minha tristeza total, nessa altura, a Cipsoft anunciou a fusão do servidor para 2018 e, entre eles, estava a Amera. Isso me fez pôr os meus planos em espera para pensar nisso. Ainda tinha linhas da missão de escrever, personagens para criar e nivelar. Tudo isso seria inútil se eu não fosse dono da Lost Cavern. Comecei a guardar ouro para uma futura nova guerra: os servidores fundidos esvaziam todas as casas. Eu sabia que se não fizesse isso, não teria grandes hipóteses com o afluxo de dezenas de altos níveis de outros dois servidores à procura de casas grandes. Durante 4 meses consegui cultivar o que pude e no dia 19 de abril de 2018, a fusão veio. Antes do server save alguns dos Amerans reuniram-se no depot do Thais para um último adeus, esperando que o novo mundo pudesse trazer algo positivo.

Amera adeus.jpg

Estava feito. Amera já não existia, e Solidera nasceu. Devia voltar e concentrar-me em alugar a Lost Cavern, caso contrário o meu projeto estaria em risco. A nova comunidade era muito diferente, muitos antigos Amerans decidiram transferir-se para mundos NA mais seguros, uma vez que as novas equipas vindas de Zanera e Silvera eram conhecidas por não serem muito amigáveis com jogadores neutros ou guildas de língua inglesa. Isso acrescentou-me outro problema: esta nova comunidade estaria interessada no RPG? Amera era um antigo servidor com muitos jogadores antigos que aceitava rpg de braços abertos, mas eu não tinha certeza sobre a nova comunidade Solidera. No entanto, deixei de pensar nisso por uns tempos para ganhar a minha guerra de ofertas.


C:\Utilizadores\DIEGO\AppData\Local\Tibia\pacotes\Tibia\screenshots\2021-02-04_165705599_Mirhadrael_Hotkey.png

Uma semana depois e mais de 10 milhões de peças de ouro gastas, consegui e voltei a ter a mina abandonada! Foi um alívio... Não precisaria de mudar de enredo ou ideias, o projeto podia prosseguir! Reconstruo o santuário do Foolmaker e continuei a desenvolver a quest. Uma das ideias era que os jogadores teriam múltiplos caminhos a seguir, e a certa altura a missão desenvolver-se-ia por si só, dependendo da escolha do jogador. Algumas partes teriam de ser improvisadas por mim durante a execução, por isso passo algum tempo a tomar notas para possíveis resultados. Foi emocionante. 

O primeiro mês no novo servidor não foi muito ativo em termos de conversa pública, os lugares que costumo usar para contactar a comunidade. Levei algum tempo a perceber, mas o inglês era agora uma espécie de barreira na nova comunidade. Zanera e Silvera eram servidores povoados por jogadores de língua espanhola, muitos sem habilidades inglesas. Estava numa situação complicada: devo continuar o projeto original ou reiniciá-lo de forma bilingue? Isso dar-me-ia muito trabalho, já que a minha gramática espanhola é horrível. Decidi prosseguir com a ideia original só em inglês, como é em toda a Tibia, na esperança de que isso não impedisse os jogadores interessados nela.

O tempo passava, dia após dia, verificava o santuário e corrigia-o se fosse necessário (mesmo que o chão não repusesse, alguns jogadores passavam e destruíam de propósito). No entanto, ninguém demonstrou interesse no santuário procurando o meu caráter. Não podia estragar a busca em conversas públicas, que destruiria o propósito. Decidi ser paciente e esperar. Entretanto, continuaria a desenvolver a tradição.

Passaram-se dez meses e comecei a ficar frustrado. Parecia que a nova comunidade não era realmente tendenciosa. Eu sabia que isto podia acontecer, mas pensei que podia encontrar algumas almas perdidas por aí e divertir-me a andar por aí. Estava frustrado, mas não desisti. Continuei a manter o santuário dia após dia e a ficar perto de Kazordoon e Femor Hills a maior parte do tempo, caso alguém aparecesse. 

O Foolmaker.jpg


As coisas não correram como planeei. Eu me culpo em parte, talvez não devesse ter estruturado a busca de uma forma tão antiga para que outros pudessem estar interessados. Dezassete meses após a fusão da Amera/Zanera/Silvera, o último prego do caixão do meu projeto foi apresentado pela Cipsoft. Em 17 de setembro de 2019, um novo mecanismo de redefinição de piso foi implementado para combater o excesso de lixo no mapa que estava causando problemas de FPS no jogo. Não me entenda mal, foi uma coisa boa para o jogo em geral, mas isso matou a ideia do santuário. Já não conseguia reconstruí-lo várias vezes ao dia, era muito trabalho e já não estava tão entusiasmado para continuar ou trazer novas ideias para que resultasse. 

A missão em si não funcionou como planeei. No entanto, tive algumas situações interessantes ao longo dos dois anos que me puseram um sorriso na cara e me deram diversão suficiente para manter o projeto vivo durante tanto tempo, apesar do evidente desinteresse da maioria da comunidade. Alguns jogadores viram o santuário e deixaram mensagens ou interagiram de uma forma inesperada, como o pequeno nível 10 que uma vez ficou na frente da minha casa vestido de verde por quase 2 horas dizendo que era o guardião do santuário e defensor da lâmina dos fragmentos goblin. Infelizmente, não fotografei aquele jovem aventureiro corajoso. Escrevi uma pequena busca lateral para ele só para lhe conceder uma recompensa por toda a alegria que ele trouxe ao meu velho coração: o tesouro antigo  escondido. Aqui é o lugar onde ele acabaria por encontrá-lo:

A antiga caverna do tesouro goblin.jpg

Outros jogadores, como mencionei, encontraram o santuário e deixaram mensagens escritas, como os bons rapazes da velha escola. Eu mantenho esses até hoje em minha biblioteca dentro da Lost Cavern.. São tesouros preciosos, prova de que, apesar de a minha ideia original ter falhado, o resultado foi recompensa suficiente para um  rpger, prova de que o rpg  está por perto, só precisamos de a picar.





Sim meus amigos. A história por trás do Foolmaker, Mizmexx e os Ancient Goblin Clans não foi revelada. Femor Hills e seus goblins ainda estão lá. Ainda estou guardando as Colinas, acumulando contos e tesouros dentro delas, governando os Goblins, esperando o dia para começar outro projeto, talvez uma versão melhor, quem sabe? Uma coisa que aprendi durante todo esse tempo: Tibia é um jogo maravilhoso, cheio de potencial e jogável de tantas maneiras diferentes que você provavelmente pode ter seu próprio estilo. Compartilhe com seus amigos, interaja, divirta-se como quiser. Você pode se surpreender.

Fim

Mirhadrael,  Lorekeeper  e Diretor da Ordem Drael,  Rei dos Duendes sob a Montanha e Soberano da Ilha de Fibula.


No comments:

Post a Comment